Dicas e Informativos
Dicas para deixar seu celular Android mais rápido
1) Limpeza de cache
A memória cache armazena arquivos temporários no celular, e isso pode lotar boa parte da memória interna sem que o usuário perceba. Por isso, é fundamental fazer uma limpeza com frequência desses registros e o app CCleaner pode ser bastante útil.
O recurso é gratuito, em português e simples de usar: basta fazer a análise e depois selecionar o que excluir do cache. O resultado de espaço poupado é exibido no topo logo após o processo.
2) Atualizar o sistema operacional
As atualizações fornecidas pelo Google para o Android carregam muito mais do que um design novo. Os updates oferecem correções de bugs, erros, medidas de segurança e outros pontos importantes para um bom funcionamento do smart. Então, é sempre importante manter a plataforma atualizada.
Para isso, acesse as configurações no Android, role a tela até encontrar “Sobre o dispositivo” e conclua em “Atualizações de Software”. Lembre que é importante estar com a bateria cheia antes do processo e ter espaço de armazenamento livre para o download.
3) Remover e desabilitar apps
Muitos aplicativos instalados no Android podem consumir boa parte do armazenamento interno do celular, resultando em lentidão do sistema. Para não ter problemas, reveja os apps que mais precisa e desinstale os desnecessários para ter um celular mais eficiente. Acesse nas configurações do Android o item “Gerenciar aplicativos”, selecione-o e confirme em “Desinstalar”;
Além disso, alguns apps que ficam em segundo plano no celular consomem memória e processamento, o que pode prejudicar o uso. O jeito é desativar esses apps ou encerrar todos os que não precisar.
4) Remover arquivos e adicionar um microSD
O espaço livre no smartphone influencia na seu processamento, e deixar o Android com a memória lotada pode não ser uma boa ideia. Para isso, verifique os itens salvos em pastas internas e apague o que não precisa mais. Uma boa forma de poupar espaço é armazenando fotos e vídeos na nuvem, como no Dropbox, e excluir do celular.
Mesmo não tendo o custo benefício do nível do Moto G 2014, o Moto E de 2º geração consegue se sobressair com as suas atualizações de sistema mais atuais já que o aparelho é um dos smartphones que recebeu o Android L. Ademais, ele possui um desempenho bem interessante na realização de tarefas básicas, tudo isso graças ao seu pro’cessador Snapdragon Qual-Core de 1,2Ghz e 1GB de memória RAM que deve ser levado em conta quando comparado ao Lumia 630 que tem apenas 512MB de RAM.
Quantum GO
O Quantum GO veio para ficar de vez na nossa lista de smartphones bons e baratos, o aparelho é 100% nacional e foi feito especialmente para nós brasileiros, e não pense que ele é ruim por ser nacional, pois já passou da hora de abandonarmos o complexo de vira-lata. O smartphone traz especificações iguais as de muitos aparelhos intermediários e está sendo vendido a um preço pouco acima do praticado pela grande maioria dos modelos de entrada atuais.
A principal característica do smartphone bom e barato além do seu alto desempenho, é o seu peso. O Quantum GO é extremamente leve, pesando apenas 115 gramas, é fácil de se esquecer que está com ele no bolso de tão fino e leve que é.